quarta-feira, 5 de julho de 2017

CADASTRO AMBIENTAL RURAL


A prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, através da secretaria executiva de agricultura, montou uma força tarefa para agilizar o serviço de georreferenciamento das propriedades dos agricultores familiares, a equipe é composta por quadros da prefeitura e conta com o apoio do Instituto Agronômico de Pernambuco - IPA em parceria com as associações comunitárias. O grupo visita as propriedades e faz o levantamento topografico, inserido os dados no sistema do Ministério do Meio Ambiente.
O serviço é totalmente gratuito para os produtores que possuem área com ate oitenta hectares, para georreferenciar sua propriedade o agricultor deve procurar a associação comunitária ou a secretaria executiva de agricultura e fazer a solicitação.
Lembramos que em toda propriedade rural deve ser feito o cadastro ambiental rural - CAR ate dezembro deste ano de 2017, caso contrario o proprietário ficara excluído dos programas sociais de governo, terá pedido de aposentadoria rural negado e não terá acesso a empréstimo em bancos públicos.
As propriedades com mais de oitenta hectares, seus proprietários devem contratar os serviços de um topógrafo ou engenheiro.

sábado, 10 de junho de 2017

Produtores e seus produtos da feirinha.



*Solange: ovo queijo de cabra, bolo fofo trigo, maizena e mandioca.

*Veronilton: queijo de cabra requeijão caseiro e ovo.

*Joseli: coalhada, queijo de cabra e vaca, cocada cremosa e cocada de corte doces como: goiaba, leite, mamão e banana, requeijão de corte banha de porco, manteiga de garrafa e sucos como:caja, acerola, maracujá e goiaba.

*Marluce :manguza doce de leite geléias como: umbu e goiaba.
E o famoso cuzcuz recheado nos sabores de: queijo, calabresa, carne de sol, frango.

*Albaniza: cocorote que é um bolinho a base de coco, panqueca e tapioca recheada nos sabores: queijo, coco, charque, calabresa, bacalhau, leite condensado, Nutella, catupiry cheddar e café.

*Cícero: hambúrguer e linguiça caseiro, Bacon, costelinha, charque, ovo de contorna e poupas no sabor:ciriguela, morango, manga, maracujá, acerola.

*Teca: pé de moleque, sequilho, salgadinho de queijo e ovo.

*Josinaldo:carnes como:galinha, bode, porco, Coentro e máxixe.

*Pele: café da manhã como:bode guisado ,galinha guisada, arroz, macaxeira, cuzcuz, sarapatel, café e chá.

*Juçara:pamonha, canjica, óleo de coco ricota e ovo.

terça-feira, 23 de maio de 2017

Curso de fenação na comunidade Magana.


A comunidade da magana foi contemplada com um curso de fenação. O curso visa preparar os caprinocultores a produzirem ração nutritiva pra seus animais a partir de plantas nativas ou exóticas adaptadas ao nosso clima. 
A fenação e um metodo de conservação de ração mantendo o mesmo valor nutritivo da planta verde atraves da desidratação das folhas.
Esta e mais uma de tantas ações da prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe em parceria com o sindicato rural de Frei Miguelinho através do SENAR, ao todo doze criadores serão capacitados, ao termino do curso receberão certificado do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural.









terça-feira, 14 de março de 2017

Visita Tecnica a Cacimba de Baixo

Nesta segunda feira dia 14 de março agricultores rurais receberam visita técnica da secretaria de agricultura e do IPA, foram visitados em Cacimba de Baixo, Veroniltom produtor de leite de cabra e a senhora Solange que toca o Projeto Unidade Demostrativa de Galinha Caipira, projeto implantado e acompanhado pelo IPA. estes produtores ja comercializam seus produtos na feira da Produção Familiar todos os sábados no Parque Florestal e, estão ocupando espaço em grandes restaurantes como a Panificadora Massa & Cia.

sábado, 14 de janeiro de 2017

Visita da Fundação Share aos agricultores santacruzenses

Santa Cruz do Capibaribe recebeu nesta sexta-feira 13/01/2017 a vista do senhor Robert da Fundação Share, almoçamos em Poço da Lama na propriedade da senhora “DETA” produtora de galinha caipira, logo vistamos a propriedade do Produtor de leite de cabra sr. Veronildo na comunidade de Cacimba de Baixo, onde podemos conhecer e degustar requeijão, iogurte e queijo de cabra temperado com orégano, posteriormente fomos a propriedade da sra. Solange onde foi implantada uma Unidade Demonstrativa de Criação de Galinha Caipira pelo IPA.
Na mesma tarde vistamos o sítio Porteiras, a produtora Jussara prestou contas do Fundo Rotativo financiado pela Fundação Share, na propriedade do produtor Geazi que trabalha com derivados de leite de cabra os produtos estavam sendo preparados para serem levados a feira, também foi visitado o Sitio Carrapicho, onde a Produtora LITE se recupera de problemas de saúde para voltar a produzir para feira. Para encerrar o dia de trabalho visitamos a comunidade Moreira onde o produtor POLÓ está construindo um abatedouro de galinha projetado pela prefeitura com orientação da ADAGRO. Todo esse trajeto foi percorrido pelo técnico do IPA Silvio Santos, Secretário Executivo de Agricultura Lenildo Araujo, os assistentes do governo municipal Zezim Buxim e Israel Moura. A comitiva de visitantes era composta por:  Robert e Elizabeth Szilassy (representante da Fundação Share em Pernambuco), Canadense que mora no Brejo e acompanhou a vista fazendo a tradução do inglês para português e vice versa.
No sábado as oito da manhã todos estavam na feira, Robert conversou com diversos produtores, fez alguns questionamentos sobre a dinâmica da feira.

Participaram da comitiva de vista: Silvio Santos - Técnico do IPA; Elizabeth Szilassy - Tecnica da Prefeitura do Brejo e representante da Fundação Share em Pernambuco; Lenildo Araújo - Secretario Executivo de Agricultura; Claudio Higino - assessor de comunicação da Prefeitura e, os assistente do Governo Municipal Zezim Buxim e Israel Moura.

terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Visita aos produtores de galinha caipira

Nesta terça feira 10 de janeiro a comunidade da Quixabeira recebeu a visita do IPA e da Secretaria Executiva de Agricultura, na ocasião os técnicos visitaram os produtores de galinha caipira e apresentaram equipamentos alternativos para serem utilizados no apiário como comedouros, estilete de vacinação e ovoscópio todos confeccionados com materiais reaproveitados.

Também houve uma palestra onde foi discutido a produção de ovos e apresentado uma ração caseira para alimentar as aves, além, de informações sobre financiamento do PRONAF e comercialização dos produtos.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E AGRICULTURA


ISAAC ARAGÃO                                                                               LENILDO ARAUJO

2017 começa com uma nova configuração na agricultura, como secretario de Desenvolvimento Econômico e Agricultura contamos com ISAAC ARAGÃO, Na Secretaria Executiva de Agricultura permanece LENILDO ARAUJO.