Feira da Produção Familiar

Parceiros:






PASTORAL RURAL




A Feira da Produção Familiar acontece todos os sábados apartir das seis horas da manha no parque Florestal de Santa Cruz do Capibaribe, ela surgiu da necessidade de comercializar excedentes de produção rural dos pequenos agricultores. Um trabalho de orientação técnica de produção agropecuária desenvolvido em parceria entre a Secretaria Executiva de Agricultura, Instituto Agronômico de Pernambuco e Pastoral Rural, alem da orientação da produção também foi trabalhado o fortalecimento das associações rurais, parceiras indispensáveis deste evento, o Serviço de Aprendizagem Rural prestou relevante serviço através de cursos aplicando técnicas racionais de produção e beneficiamento de alimentos. Para conduzir os trabalhos foi criada a Associação das Mulheres Criadoras de Galinha Caipira que recebeu a atribuição de articular as demais associações rurais para concentração do evento final.

Na feira são comercializados produtos oriundos das propriedades rurais do municipio, como galinha, pato, guiné, peru, codorna, ovos, doces, queijos, artesanatos, frutas e hortaliças.]

A base principal do trabalho consiste num primeiro momento em garantir a segurança alimentar e nutricional das famílias residentes na zona rural, através de uma produção sustentável, livre de aditivos químicos industrializados como anabolizantes, pesticidas e adubos artificiais, beneficiar alimentos de forma artesanal mas, com higiene e boa qualidade, resgatar a culinária tradicional e disponibilizar para zona urbana produtos inacessíveis ao mercado como o chouriço de porco, borra de manteiga, queijo de leite de cabra, mel de abelha da florada nativa e outros alimentos da nossa cultura, consiste ainda em trazer o agricultor para oferecer seus  produtos fresquinhos e com preços acessíveis.

Na prática pode se perceber que a feira alem de proporcionar uma renda extra para o agricultor, oferecer produtos frescos e de procedencia garantida, também serve de espaço de socialização onde as pessoas vão para comprar e conversar com velhos conhecidos, é um ponto de encontro onde a nostalgia toma conta do ambiente fazendo de um pequeno espaço de negócio uma grande festa.

No mais, toda essa estratégia de proporcionar alimentos saudáveis e livres de agrotóxicos promove uma saúde preventiva em que as pessoas adeptas do movimento certamente adoecerão menos.


"Pequenas ações de grande impacto... A primeira Feira da Produção Familiar de Santa Cruz do Capibaribe-PE foi um sucesso.
Fomentar e diversificar a economia local através dos diversos segmentos do MicroEmpreendedorismo tem sido uma das mais gratificantes missões da nossa 'Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Meio Ambiente'.
O sucesso de ações como essa está alicerçado no competente trabalho de uma equipe."

(Bruno Bezerra - Secretário de Desenvolvimento Econômico Agricultura e Meio Ambiente)


"O espetáculo está na garantia da segurança alimentar dessas pessoas em primeiro lugar e, criar a possibilidade de uma comercialização justa para o excedente do pequeno agricultor que utiliza a mão de obra da própria família, melhor ainda quando a pequena quantidade de produtos chega fresquinha e com procedência garantida, para os clientes de Shopping Center e internautas não tem nada de mais, mas, para aqueles produtores rurais e para os adeptos da prevenção da saúde através da alimentação saudável é um verdadeiro espetáculo".
(Lenildo Araújo) Secretário Executivo de Agricultura

Primeira Feira da Produção Familiar

Fotos da Primeira Feira

Fotos Segunda Feira

Fotos da Terceira Feira

Fotos da Quarta Feira

Fotos da Quinta Feira



Nenhum comentário:

Postar um comentário