segunda-feira, 30 de julho de 2018

A Persistência da Seca


Apesar das chuvas que caíram no município que contribuíram para abastecer açudes e barragens com uma quantidade de agua considerável, a seca permanece devido a distribuição irregular das chuvas pois, dos 534,4mm que caíram até a presente data (30/07/2018) mais da metade (309,6mm) foi concentrada no mês de abril, e nos meses seguintes a abril a precipitação pluviométrica não foi suficiente pra garantir o lucro da lavoura de milho e feijão plantada na zona rural.

De acordo com o Instituto Agronômico de Pernambuco as chuvas no ano de 2018 ficou com a seguinte distribuição: *janeiro 21.9mm; *fevereiro 64.3mm; *março 56.9mm; *abril 309.6mm; *maio 60.0mm; *junho 07.4mm; *julho 14.3.
Diante de tais circunstâncias o prefeito Edson Vieira achou por bem solicitar uma vistoria técnica para avaliar as condições da colheita de milho e feijão.

segunda-feira, 16 de julho de 2018

Comissão de agricultura o SEBRAE

Nesta segunda feira 16 de julho uma comissão formada por Val (sub prefeito de Poço Fundo, Fátima (presidenta do STR), Lenildo (secretario executivo de agricultura), Virgílio (representante das associacoes rurais) e   Dario (consultor do SEBRAE) se reuniram no SEBRAE Caruaru com o objetivo de estabelecer parcerias voltadas para a agricultura do municipio, na ocasião o sub prefeito Val apresentou dois projetos ao SEBRAE ( festa do agricultor familiar e bodegana ) e solicitou a participação do SEBRAE no evento,  Marisete e Francisco Braga (SEBRAE) que recepcionaram a comissão falaram que as ações  prioritárias do SEBRAE estao voltadas para atividades de empreendedorismo e formação profissional e que os trabalhos desenvolvidos pelo SEBRAE não contempla as atividades apresentadas pela comissão.
Virgilio pediu que o SEBRAE fosse mais sensível aos agricultores e pensasse em programas que favorecessem os agricultores.
Lenildo falou do programa de formação profissional desenvolvido pela prefeitura em parceria com o sindicato de Frei Miguelinho e o SENAR, falou ainda do esforço que a prefeitura tem feito orientando os agricultores na construcao de agroindustria familiar para processar os alimentos de origem animal e que a prefeitura fara ainda esse mes a chamada publica da agricultura familiar. Nesta segunda feira 16 de julho uma comissão formada por Val (sub prefeito de Poço Fundo, Fátima (presidenta do STR), Lenildo (secretario executivo de agricultura), Virgílio (representante das associacoes rurais) e   Dario (consultor do SEBRAE) se reuniram no SEBRAE Caruaru com o objetivo de estabelecer parcerias voltadas para a agricultura do municipio, na ocasião o sub prefeito Val apresentou dois projetos ao SEBRAE ( festa do agricultor familiar e bodegana ) e solicitou a participação do SEBRAE no evento,  Marisete e Francisco Braga (SEBRAE) que recepcionaram a comissão falaram que as ações  prioritárias do SEBRAE estao voltadas para atividades de empreendedorismo e formação profissional e que os trabalhos desenvolvidos pelo SEBRAE não contempla as atividades apresentadas pela comissão.
Virgilio pediu que o SEBRAE fosse mais sensível aos agricultores e pensasse em programas que favorecessem os agricultores.
Lenildo falou do programa de formação profissional desenvolvido pela prefeitura em parceria com o sindicato de Frei Miguelinho e o SENAR, falou ainda do esforço que a prefeitura tem feito orientando os agricultores na construcao de agroindustria familiar para processar os alimentos de origem animal e que a prefeitura fara ainda esse mes a chamada publica da agricultura familiar.

sábado, 14 de julho de 2018

Cadastro ambiental rural em Barra da Cruz

Hoje 14 de julho estivemos no sitio Barra da Cruz a convite de Virgilio presidente da associacao para fazermos o cadastro ambiental rural.
Baixamos o programa campeiro em celulares de diversas pessoas daquela comunidade e ensinamos a operar o programa, eles agora podem cubar suas terras ou ate mesmo suas plantações sem terem que pagar por isso.
Agradeço o apoio dado pelo presidente da associacao Virgílio e a Oneildo voluntario na ação, agradeço tambem a hospitalidade de dona Nininha que nos recepcionou com café da manha e almoço regado a cuscuz com leite, bode e galinha guisado em panela de barro.

sexta-feira, 13 de julho de 2018

PREFEITURA ORIENTA AGRICULTORES SOBRE A SAÚDE DOS ANIMAIS


Nesta quinta feira dia 12 de julho o medico veterinário da prefeitura dr. Polito reuniu-se com os agricultores para tratar de assunto referente  a mortandade de caprino no município, durante a reunião foi feito levantamento previo e foi identificado que morreram 107 animais, sendo: 20 no sitio Moreira, 12 no assentamento Luis Lino, 15 no sitio Arapuá, 20 no Carrapicho, 12 em Barra da Cruz, 20 em Cacimba de Baixo e 8 no sitio Cachoeirinha.
os sintomas descritos pelos agricultores aparentam ser clostridiose  ou botulismo segundo diagnóstico do Dr. Políto que alertou para a importância da vacinação preventiva dos animais nas propriedades e pra isso sugeriu que os agricultores aplique a vacina EXCELL 10.

Foi acordado na reunião que a Adagro deveria ser comunicada sobre o que esta acontecendo no município o que foi feito imediatamente por telefone, o Dr. Luis Carlos se comprometeu a visitar o município e no período da tarde foram visitadas as propriedades de: GENO (sítio Arapuá), GEASI (Porteiras), VANDERLEI (Assentamento Luis Lino). As propriedades visitadas apresentaram os memsos sintomas e foi diagnosticado pelo Dr. Luis Carlos como clostridiose, o prognóstico seria o antibiótico BORGAL só para os animais que ja estão doentes.

seguindo a orientação dada pelos médicos veterinários que se reuniram com os agricultores a Prefeitura orienta os caprinocultores a tomar as seguintes providencias:


    Resultado de imagem para vacina excel 10
    Vacinar todos animais com excel 10
Resultado de imagem para vacina borgal
Medicar apenas os animais doentes com BORGAL

quarta-feira, 11 de julho de 2018

I SEMINÁRIO DE AGROECOLOGIA DO IFPE BELO JARDIM


Prezados,

Tá chegando a hora.  Nos dias 16 e 17 de agosto teremos a realização de nosso I SEMINÁRIO DE AGROECOLOGIA DO IFPE. Centenas de docentes, discentes, agricultores e pesquisadores  já estão inscritos no evento. Diferentes segmentos dos povos do campo já confirmaram presença.
Para os que desejam apresentar trabalho e ainda não fizeram sua inscrição lembramos que o prazo é até o dia 5 de agosto e todas as informações sobre a submissão estão disponíveis no site do evento: https://www.even3.com.br/agroecologiaifpe
Também informamos que os pequenos produtores rurais , suas associações ou entidades diversas que desejarem comercializar sua produção durante o evento devem entrar em contato através do e-mail extensãorural@reitoria.ifpe.edu.br.
Um grande abraço e esperamos ansiosamente a todos!

Cordialmente,
PROEXT
extensaorural@reitoria.ifpe.edu.br
(81) 21251728