segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Ficha Para Produtor Rural

Material para cadastro de produtor rural interessado em vender seus produtos na feira de orgânicos.
Aos técnicos agrícola, em Especial ao Técnico do IPA (Silvio Santos) e, presidentes de Associações.
Juntos faremos um bom trabalho em defesa do homem do campo.


sábado, 23 de agosto de 2014

Em breve Feira Da Agricultura familar

Buscando um equilibrio entre a produção agricola e a preservação do meio ambiente e, consequentemente uma melhor qualidade de vida através do consumo de alimentos saudáveis, a Secretaria Executiva de Agricultura de Santa Cruz do Capibaribe, está planejando uma feira da agricultura familiar onde os produtores possam expor alimentos naturais e agroecológicos para a sociedade local!

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Seca do Sertão

Reportagem do Globo Rural em 22/08/2014. Tem agricultor que não conseguiu nem ver as plantas brotarem. Para muitos, a única fonte de renda vai ser o dinheiro do Garantia-Safra. Reportagem Globo Rural em 22/08/2014 Criadores sofrem para comprar milho para os animais Preço de mercado está muito alto e nos armazéns da Conab, onde o grão é vendido por um valor subsidiado, os estoques estão zerados.

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Governo do Estado renova situação de emergência no Agreste

Chuvas recentes não foram suficientes para encher os reservatórios

Publicado em 21/08/2014

A situação de emergência também pode ser renovada para o Sertão do Estado, a depender das próximas previsões climáticas  / Arquivo JcImagem

A situação de emergência também pode ser renovada para o Sertão do Estado, a depender das próximas previsões climáticas

Arquivo JcImagem

O Governo do Estado renovou por mais seis meses o decreto que declara “situação de emergência” no Agreste pernambucano devido à estiagem e à queda intensificada das reservas hídricas de superfície, provocada pela má distribuição pluviométrica na região. Em outras palavras, significa que a seca continua, e ela não é sinônimo apenas de falta de chuva, mas do forte impacto que causa e da secular falta de políticas públicas para combater o problema. 
Clique na imagem abaixo para visualizar infográfico. 

Infográfico

Agreste em situação de emergência
O decreto foi publicado nesta semana no Diário Oficial de Pernambuco. Após publicação, ainda é preciso obter aprovação do Ministério da Integração Nacional e da Defesa Civil Nacional. Na prática, a situação de emergência significa maior facilidade para obtenção de medidas como contratação de carros-pipa, desburocratização de crédito, milho subsidiado e possíveis dispensas de licitação. 
O período chuvoso da parte leste do Agreste – mais próxima e, portanto, mais influenciada pela Zona da Mata e pelo Litoral – termina no final deste mês sem que tenha chovido o suficiente para encher os reservatórios. As chuvas só devem voltar em maio de 2015. 
Na parte oeste do Agreste – mais próxima ao Sertão e que, portanto, costuma obedecer a regimes de chuva semelhantes –, o período chuvoso vai de dezembro a abril e a situação também não é das mais animadoras. Segundo o diretor presidente da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), Marcelo Asfora, as previsões mais confiáveis para afirmar se a seca também irá se alongar por lá só serão possíveis a partir de outubro. Mas ele lembra que modelos de previsão têm indicado uma forte tendência para o fenômeno El Niño, que se caracteriza pelo aquecimento anômalo das águas do Oceano Pacífico e costuma trazer grandes estiagens para o Nordeste. Alguns especialistas dizem que o fenômeno já chegou, e chegou mais cedo, afetando as precipitações no Litoral e na Mata. 
O secretário de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco, Aldo dos Santos, reforça que as chuvas recentes no Agreste foram boas para a lavoura e para a recuperação agropecuária, mas que não foram suficientes. Como exemplo, ele cita a Barragem de Jucazinho, o maior reservatório da região, que não ficou suficientemente cheio. 
Segundo Aldo, a situação de emergência também pode ser renovada para o Sertão do Estado, igualmente como medida preventiva. Mas ele frisa que ainda é preciso aguardar as previsões climáticas. Ainda de acordo com o secretário, a aprovação da situação de emergência junto ao governo federal, necessária após o decreto estadual, não costuma demorar, fica num prazo em torno de dez dias.

Fonte: http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/economia/pernambuco/noticia/2014/08/21/governo-do-estado-renova-situacao-de-emergencia-no-agreste-141528.php
 

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Linguiça de Peixe


Veja como fazer uma linguiça diferente, com peixe e toucinho

ingredientes

10 quilos de filé de peixe
500 gramas de toucinho defumado
400 gramas de sal
20 gramas de pimenta-do-reino
20 gramas de colorau
40 gramas de goma
20 gramas de cominho em pó
1 cabeça de alho amassado

modo de preparo

Retire o excesso de água dos pedaços de peixe e misture os ingredientes até virar uma massa. Para o enchimento da lingüiça pode ser usada a tripa de boi, porco ou carneiro, que também deve ser lavada com água, limão e vinagre. A massa preparada vai rechear a tripa. As amarras são feitas a cada 15 centímetros com barbante, ondinha ou linha comum.

Depois, ferva por 15 minutos e coloque outros 15 na água gelada, o que dá mais consistência à lingüiça. Tomadas todas as precauções de higiene, a pessoal tem na mesa uma lingüiça saborosa e de qualidade.

Obs. A goma é o polvilho ou a fécula de mandioca.

Seminário CESMAPE



CONVITE


O Conselho Estadual dos Secretarios Municipais de Agricultura de Pernambuco - CESMAPE, vem convidar V.Sª, para participar do 1º SEMINARIO DE ESTRUTURAÇÃO DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE AGRICULTURAS, COM ENFASE NO CAR (CADASTRO AMBIENTAL RURAL), a ser realizado na cidade de PESQUEIRA.


DATA: 27 DE AGOSTO DE 2014.


INICIO: 09:h


LOCAL: HOTEL ESTAÇÃO CRUZEIRO


PALESTRANTES:



SECRETARIO AGRICULTURA E REFORMA AGRARIA - ALDO SANTOS


SECRETARIO EXECUTIVO AGR. FAMILIAR – JOSE CLAUDIO


SECRETARIO DE MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE – CARLOS ANDRE CAVALCANTI


CONAB – ROBERTO LINS


IPA- GENIL GOMES


ADAGRO – ERIVANIA CAMELO





CONTATOS: ROMERO (81) 9167.1186 CLARO 9575.4166 TIM 8127.3989 VIVO 8305.8590 OI

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Garantia-Safra começa a ser pago em agosto a mais de 280 mil agricultores familiares


Neste mês de agosto, 289.158 agricultores familiares dos estados da Bahia, Ceará, Minas Gerais, Pernambuco e Paraíba recebem a primeira parcela do seguro Garantia-Safra, referente à safra 2013/2014.  O seguro garante renda mínima para a sobrevivência de agricultores de localidades atingidas por situação de emergência ou calamidade pública por causa de estiagem ou excesso hídrico. Os recursos para o pagamento do benefício são constituídos das contribuições dos próprios agricultores (taxa de adesão), dos municípios, dos estados e da União.
Cada beneficiário receberá o valor de R$ 170, correspondente à primeira parcela de um total de cinco. As demais parcelas serão pagas nos meses subsequentes. Os pagamentos começam a ser feitos no dia 18. Para receber, o agricultor deve comparecer ao banco na mesma data em que ele já recebe os demais benefícios sociais pagos pela Caixa Econômica Federal.
Na Bahia, 153.558 agricultores de 123 municípios receberão a primeira parcela. No Ceará, serão 54.417 beneficiários de 28 municípios. Em Minas Gerais, 31.580 beneficiários, em 73 municípios. Pernambuco terá 43.292 beneficiários de 20 municípios. E, na Paraíba, 15 municípios e 6.311 agricultores serão beneficiários do início dos pagamentos da safra 2013/2014.
A lista dos municípios beneficiados foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (14).
Quem pode se beneficiar do Garantia-Safra
Podem aderir ao Programa Garantia-Safra, os municípios situados na área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste – SUDENE, norte do Estado de Minas Gerais e norte do Estado do Espírito Santo, com maior probabilidade de ocorrência de secas ou excesso hídrico, sujeitos à declaração de estado de calamidade pública ou situação de emergência, reconhecidos pelo Governo Federal.
Do agreste não serão contemplados nenhum município neste primeiro momento, devido ao calendário agrícola do sertão ser diferenciado do agreste.
Os vinte municípios pernambucanos contemplados inicialmente são: 


Afrânio 3.035

Cabrobó 1.602

Carnaubeira da Penha 1.721

Dormentes 3.930

Floresta 2.293

Granito 1.175

Ibimirim 1.991

Iguaraci 1.279

Ingazeira 544

Itapetim 2.162

Lagoa Grande 1.799

Mirandiba 2.540

Moreilândia 2.959

Petrolândia 655

Petrolina 4.609

Salgueiro 1.556

Santa Cruz (do sertão)3.328

Serrita 2.200

Sertânia 3.567

Terra Nova 347


fonte: http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/garantia-safra-come%C3%A7a-ser-pago-em-agosto-mais-de-280-mil-agricultores-familiares


ENTENDENDO O GARANTIA SAFRA


UF
REGIÃO GARANTIA-SAFRA
CRONOGRAMA GARANTIA SAFRA 2013/2014
Data limite para as inscrições e para o pagamento de aportes de safras anteriores.
Data limite para o preenchimento do CADUSER e de atribuição de perfil para os municípios adimplentes.
Data limite para adesão dos agricultores (pagamento do boleto bancário).
Período para as Prefeituras Municipais Solicitarem Vistoria e Indicarem Técnico Vistoriador
PE
Região 1
20 de Novembro
30 de Novembro
31 de Janeiro
02/03 a 30/05
Região 2
15 de Janeiro
25 de Janeiro
28/29 de Fevereiro
30/04 a 30/07
  


UF
REGIÃO GARANTIA-SAFRA
CALENDÁRIO DE PLANTIO GARANTIA SAFRA 2013/2014
MESOREGIÃO IBGE
PERÍODO DE PLANTIO
PE
Região 1
Todos os municípios da mesorregião Sertão Pernambucano e São Francisco Pernambucano.
01 Janeiro a 31 Março
Região 2
Todos os municípios da mesorregião Agreste Pernambucano e Mata Pernambucana.
01 Março a 31 Maio