Trinta e cinco famílias são responsáveis por 10% da produção do estado
Com uma produção de 200 toneladas de mel por ano, o estado do Tocantins se destaca no Brasil. Só a cidade de Nova Olinda é responsável por 10% da produção anual do estado. O que era uma fabricação artesanal, muitas vezes não atendendo a requisitos de higiene, se transformou em uma indústria lucrativa e que está transformando a vida de 35 famílias da cidade.
Há 17 anos, foi criada a Associação de Apicultores de Nova Olinda. Além de adequar os produtores a padrões de qualidade, a associação oferece cursos e transforma a vida destas famílias (confira no vídeo ao lado).
Além das abelhas com ferrão, que foram trazidas do exterior, os criadores de Nova Olinda criam abelhas nativas do Tocantins, que ajudam a preservar o meio ambiente. Diversas plantas dali só são polenizadas por estas espécies.
– Este trabalho que a gente faz é um trabalho social, ecológico e de geração de renda. Temos dois jovens aqui que estão no primeiro emprego. Aproveitamos os jovens da comunidade – conta Charles Dias, presidente da Associação de Apicultores de Nova Olinda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário