sexta-feira, 10 de abril de 2015

Curso de Licor em Cacimba de Baixo



A comunidade de Cacimba de Baixo foi contemplada com um curso de licor nos dias 6,7,8, 9 e 10 de abril. O curso foi ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - SENAR. Produtores rurais aprenderam técnicas de fabricação, embalagem e negociação de licor, foram usadas fruticas cítricas da regão, essencias e especiarias, destacamos o licor de "QUIPA" uma palmatória desprezada pelos agricultores mas que frutifica mesmo sem chuvas. O curso Foi uma solicitação da Secretaria Executiva de Agricultura, através do Sindicato Rural de Frei Miguelinho.
Os cursistas agora estão mais preparados e levarão produtos com qualidade para Feira da Produção Familiar. É a Prefeitura municipal fazendo uma cidade melhor para todos.

VEJAM MAIS FOTOS





A Inspiração:
Maryjany Lira Ao ir segunda até o sitio percebi um número considerável de cactos, até então normal estamos no semiárido. Na terça ao conversamos eu e a irmã Tereza, comentei sobre o quão é saboroso o frutinho do quipá. Surgiu uma inquietação entre nós, e a ideia veio, porque não fazer um licor do quipá. De imediato sairmos a campo, e coletamos uma pequena quantidade. O semiárido é incrível, mas na maioria das vezes não percebemos suas potencialidades e riquezas que estar ao nosso dispor. Valorizar é preciso. Até então o Quipá era visto por aquela comunidade como algo sem valor, que não servia para nada. Muitos agora vão pensar 2 vezes antes de queimar os pés do quipá. Agradecer a todos da comunidade pela acolhida durante a semana. A Lenildo Araujo pelo convite, a irmã Tereza. E o resultado estar ai um licor muito saboroso. Precisamos agora só de algumas técnicas de manejo do quipá, e em breve teremos licor de quipá para vender.

Nenhum comentário:

Postar um comentário