Arnaldo Vitorino Silva Vitorino
Boa tarde pessoal, Ricardo Augusto Pessôa Braga Braga, PauloAndre Dias da Silva, Elizabeth Szilassy, Lenildo Araujo, Bruno Bezerra, Pablo Ricardo e associações de criadores/agricultores municipais. Por favor divulgue com amigos.
A alguns dias atrás em uma das reuniões da ANE um colega do assentamento rural André Luiz (João Paulosiqueira Siqueira), proximo a vila de Poço Fundo me trouxe uma folha da palma infectada com um inseto que acreditei ser um tipo de colchonilla, então com a ajuda da Beth ela entrou em contato com o Srs. Gilvan Feitosa, Eliane Bassetto – ADAGRO (Sanidade Vegetal), e enviou algumas imagens das raquetes de palma e depois reforcei e envie outras imagens com mais detalhes, hoje recebemos o resultado de toda essa preocupação o qual publico na integra o texto recebido bem como as imagens enviadas para analise.
Bom dia Beth e demais colegas,
Essa praga é um inseto chamado cochonilha de escama, se não for manejada, ela acaba matando a palma. O besouro preto citado não é a causa do problema. Este besouro é "amigo" do agricultor, pois é uma espécie de joaninha que está fazendo o controle biológico. A praga são essas escamas castanhas que ao passar a unha saem com facilidade, e são parecidas com escamas, daí vem o nome: cochonilha de escama.
O controle que recomendamos é:
- pulverizar 300 mL de água sanitária + 600 mL de detergente neutro em 20 L de água (repetir a aplicação a cada 8 dias por 3 semanas); ou
Controle químico - Em caso de ataque severo, pode-se usar óleo mineral a 1% (200mL do produto para 20 litros de água) ou ainda o querobão (200 gramas de sabão em barra, 200 gramas de fumo de corda e duas colheres de querosene para 20 litros de água), cuja formulação obedece aos seguintes procedimentos: “dissolver o sabão em água quente, agitando-se constantemente, e, em seguida, despejar levemente o querosene. Vinte e quatro horas antes, deixar o fumo picado dentro d’água (de molho), para formar uma calda que será misturada ao preparo anterior” (fonte: http://www.ipa.br/resp38.php).
É interessante retirar as raquetes muito infestadas do campo para não servir de foco para as plantas sadias. Essas raquetes podem ser dadas para os animais se alimentarem.
Atenciosamente,
Eliane
Nenhum comentário:
Postar um comentário