sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Pesquisa com árvores em cabeceira de rio


Projeto Biomas lança experimento com foco social e econômico em cabeceiras de drenagem para uso de pequenos produtores rurais





Além das pesquisas ambientais realizadas com árvores nas propriedades rurais, os pesquisadores do Projeto Biomas planejam lançar um novo experimento. Desta vez, com foco social e econômico, em cabeceiras de drenagem para atender anseios de pequenos produtores rurais.

O novo experimento, que será lançado em 2014, sob o ponto de vista social, vai criar demandas específicas na propriedade rural ao longo do ano, gerando maiores condições de emprego de mão-de-obra por mais tempo no campo.

As espécies arbóreas nativas, utilizadas no experimento, poderão ser usadas para suprir as demandas na própria propriedade. O excedente pode se transformar em renda. “O pequeno produtor, além de preservar seu recurso hidrológico, a fauna e a flora, ainda poderá ter esse ganho social e econômico de forma pluralizada. Ou seja, atividades lucrativas independentes dos componentes agrícola e pecuário”, conta Dr. Gustavo Curcio, idealizador do projeto e Coordenador Nacional do Projeto Biomas na Embrapa.

Segundo o pesquisador, o Código Florestal Brasileiro prevê que pequenos produtores possam utilizar, de forma sustentável, a vegetação presente em nascentes e rios.



Neste novo experimento, serão utilizadas aproximadamente 30 espécies nativas do cerrado, as quais, além de atenderem aspectos essencialmente ambientais, também servirão para diferentes fins: fruteiras, madeira para construção, movelaria, poste, ponte, carvão, lenha, cerca, entre outros. A diversidade de espécies permitirá diversos usos para a propriedade rural.

“Com as recorrentes demandas de mão de obra e respectivos ganhos o ano todo, pode-se pensar em menores taxas de êxodo rural. Com a profissionalização desses serviços no campo, os produtores não precisam partir para as cidades”, destaca Dr. Gustavo Curcio, Coordenador Geral do Projeto Biomas na Embrapa.

O IBGE aponta a população rural brasileira com 15,64%, quase 30 milhões de habitantes, segundo o censo de 2010.





SOBRE O PROJETO BIOMAS


O projeto Biomas, fruto de uma parceria entre a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), é uma iniciativa inédita no Brasil e tem como objetivo identificar formas sustentáveis para viabilizar a propriedade rural brasileira. Os estudos estão sendo desenvolvidos nos seis biomas brasileiros. O Projeto Biomas tem o apoio do SEBRAE, Monsanto, John Deere e Vale Fertilizantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário