quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Produtores de mel de Barão buscam parceria do Senar-MT


O sonho de aumentar a produção de mel em Mato Grosso está cada vez mais perto de se concretizar






O sonho de aumentar a produção de mel em Mato Grosso está cada vez mais perto de se concretizar. É o que diz o presidente da Associação de Agricultores Familiares e Produtores de Mel da Comunidade de Piúva, município de Barão de Melgaço (109 km de Cuiabá), Wagner Marcoski. A expectativa se deve a escolha da comunidade pelo Rotary Clube Taiamã, de Cuiabá, para participar do projeto de ampliação da produção do mel.

Porém, para isso ocorrer é preciso investir em qualificação e capacitação. Os parceiros já procuraram o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) para ministrar os treinamentos para capacitar e qualificar os trabalhadores rurais.

Marcoski conta que este sonho começou a se concretizar em 2012 com qualificações do Senar-MT na comunidade de Piúva, em 2013, 31 pessoas participaram do Pronatec do Senar- Apicultor. Os treinamentos foram realizados pelo Sindicato Rural de Cuiabá em parceria com a prefeitura de Barão de Melgaço, governo federal e o Senar-MT. Para ele, o conhecimento em Apicultura colaborou para a escolha da comunidade no projeto.

"Estamos com uma grande expectativa, pois há mais de dois anos estamos investindo para melhorar a produção e a qualidade do mel em nossa região", diz.

A comunidade produz cerca de 200 quilos do produto por ano, mas a meta é chegar a 2,5 toneladas, ampliando as atuais 300 colmeias para 1500 caixas de abelhas (apiários). Apesar da produção ainda ser baixa, o mel já tem contribuído para a melhoria de renda dos moradores da comunidade de Piúva. "Nosso sonho é que o recurso gerado pelo mel se torne a principal fonte de renda dos produtores", revelou Marcoski.

Todos na comunidade Piúva trabalham em função da realização deste sonho. Os lideres procuraram o Senar-MT é já começaram a conversar sobre as possíveis parcerias para o próximo ano. O supervisor do Senar-MT, Natalino Márcio Viana conta que a instituição foi procurada para fechar termo de cooperação técnica com os parceiros para ofertar qualificações às comunidades envolvidas no projeto.

"Já começamos a conversar. O Senar tem know how com os treinamentos da cadeia produtiva da apicultura e nosso principal objetivo é qualificar e capacitar o produtor rural”', comenta Viana.

O Rotary investirá cerca de R$ 85 mil na compra de apiários, maquinários, reforma da Casa do Mel sediada em Barão de Melgaço. Futuramente o projeto prevê a criação da Escola da apicultura no local. "Ao todo serão 11 comunidades beneficiadas, atendendo mais de 160 famílias", revela o coordenador da área de serviços comunitários do Rotary, Djacir Ramalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário